A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Blog de organizandoideias :Organizando ideias, A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

O planejamento educacional envolve diagnóstico, planejamento, execução e avaliação; mas em minha experiência como professora no Ensino Fundamental pude observar que entre as dificuldades mencionadas pelos educadores quanto ao ato de planejar, é que não é possível planejar, pois a realidade é muito dinâmica ou porque limita o trabalho ou ainda por ser desnecessário de acontecer.

Para Vasconcellos (2000), planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar algo incrível, essencialmente humano: o real comandado pelo ideal. Percebe-se assim que o planejamento só tem sentido se o educador coloca-se numa perspectiva de mudança.Muitos professores ainda acabam seguindo capítulos de livros porque, talvez, outro problema enfrentado por eles seja a falta de apoio da equipe pedagógica no que diz respeito a metodologia adequada, pois, muitos têm se apoiado em técnicas por eles desconhecidas utilizando-as erroneamente no processo de ensino, fazendo com que voltem ao “bom e velho livro”. São muitos desses professores que ainda continuam em sala de aula, tirando o direito daqueles que poderiam estar propondo mudanças e promovendo a qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita.


Segundo Dante (2006) o objetivo da avaliação é diagnosticar como está se dando o processo ensino-aprendizagem e coletar informações para corrigir possíveis distorções observadas nele.



Portanto, avalia-se para identificar os problemas e os avanços e para redimensionar a ação educativa, visando o sucesso escolar.



Níveis de planejamento:



- Educacional: prevê estruturação e funcionamento do sistema educacional global, compete aos Ministérios da Educação e aos seus órgãos subordinados em escala federal, estadual e municipal;



- Institucional: relaciona-se as Instituições de Ensino Superior que elaboram seu Plano de Desenvolvimento Institucional;



- Curricular: organização de ações que serão desenvolvidas em cada curso favorecendo o processo de ensino-aprendizagem;



- Do ensino: desenvolvido basicamente a partir da ação do mestre, compete ao professor definir os objetivos a serem alcançados, desde seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo; cabe ao professor diagnosticar: objetivo a ser alcançado, estratégias de ensino e de avaliação e, agir de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria.



O plano de ensino é elaborado e concretizado em documentos, devendo haver plano de disciplina, planos de unidade e plano de aula; sendo que quando os primeiros são elaborados cuidadosamente, simplifica a elaboração do último.



O plano deve ser flexível a mudanças, porém deve acontecer uma avaliação dos fatores que levaram a necessidade da mudança.



O que tem sido feito usualmente é a verificação do aproveitamento do aluno apenas por meio de procedimentos formais, isto é, aplicação de provas escritas no final do mês ou do bimestre. É óbvio que só isso não demonstra todos os progressos que o aluno alcançou, por isso, é importante utilizar-se de vários tipos de instrumentos de avaliação.



Precisamos assim, construir um novo modelo de educação, é preciso uma relação democrática entre educador e educando, com o diálogo como base principal, compreendendo toda a complexidade do planejamento, da execução e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.


 Referências Bibliográficas 


DANTE, Luiz Roberto. Vivência & Construção. São Paulo: Ática, 2006


 SUSUKY, Yara Rosa Melo. Didática do Ensino Superior. Apostila da Universidade Nove de julho de 2009.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2000.

sexta 16 abril 2010 22:41




1 Fan

Nenhum comentário A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (23.23.67.57) para se identificar     


Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para organizandoideias

Precisa estar conectado para adicionar organizandoideias para os seus amigos

 
Criar um blog