Diferenças entre os métodos sintético e o analítico no que diz respeito ao aprendizado da escrita

O Método Sintético inicia das partes para o todo sendo que existem três formas:

- No método alfabético toma-se como unidade a letra, decorando as letras do alfabeto, não há princípios psicológicos e os aprendizes que farão as relações entre grafemos e fala;

- Já no método fônico a unidade é o fonema, enfatizando relações entre símbolo e som. É iniciado com as vogais, podendo-se partir de uma palavra significativa;

- E no silábico, começa-se pela sílaba, usando uma palavra chave.

Ou seja, inicialmente a aprendizagem da leitura e escrita é uma questão mecânica; adquiriria-se uma técnica para decifrar o texto, porque se concebe a escrita como a transcrição gráfica da linguagem oral e ler equivalem a decodificar o escrito em som.

A vantagem é que estimula o auto-conceito rapidamente e também previne problemas ortográficos, mas tem como desvantagem o fato de tornar a aprendizagem mecânica, prejudicando o prazer da leitura.

 

O Método Analítico parte do todo, utilizando palavras pertencentes à linguagem da criança, podendo-se utilizar jogos.

Devem-se apresentar as dificuldades gradativamente com a palavração, setenciação e conto (unidades de leitura).

Ou seja, é o reconhecimento global de palavras ou orações; a análise dos componentes é uma tarefa posterior. Não importa a dificuldade auditiva daquilo que se aprende, já que a leitura é uma tarefa predominantemente visual.

A vantagem é a motivação e o interesse que desperta na criança e o favorecimento da composição de textos, mas a desvantagem é o grande trabalho de memorização exigindo o auxílio da família.

 

Então, pode-se concluir que as principais diferenças entre os dois métodos referem-se principalmente ao tipo de estratégia perceptiva em jogo, auditiva para uns, visual para outros.

É preciso lembrar que crianças são diferentes, por isso os métodos não apresentam a mesma eficiência para todas.

 

método analítico, método sintético, alfabetização, criança

quarta 21 abril 2010 00:24



3 comentário(s)

  • Aline Monte mailto Qui 18 Abr 2013 20:21
    É complicado tentar achar só uma solução para o aprendizado !
  • organizandoideias Seg 10 Mai 2010 06:37
    Sim, sendo a aprendizagem decorrente da conjugação de estímulos e respostas, cujo objetivo é a aquisição ou a modificação de comportamento, o método é entendido como um fator fundamental da aprendizagem, como ‘um caminho a seguir’, que deve ser bem conduzido para que não sejam queimadas etapas.
  • mundodelilith Seg 10 Mai 2010 05:07
    O processo de alfabetização é amplo e complexo, e, implica não só a capacidade intelectual, mas também diferentes fatores de ordem social, emocional, físico e psicológico da criança exigindo dos educadores interação com todas as áreas para que o aluno possa desenvolver suas potencialidades.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.119.163) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para organizandoideias

Precisa estar conectado para adicionar organizandoideias para os seus amigos

 
Criar um blog