Pedagogia de Célestin Freinet (principais aspectos)

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Freinet foi um pedagogo francês que por acreditar que adquirimos conhecimento através do meio natural, criou o método natural de ensino.

         Seu objetivo era formar um homem mais livre, mais autônomo e mais responsável, contribuindo assim para a transformação da sociedade, e, para que isso ocorra é preciso conhecer o aluno.

         Segundo Freinet, as crianças devem participar de provas criativas, deve-se observar e seguir o empenho dos alunos, transformando-os por meio da livre expressão, como nas aulas passeio, por exemplo.

         Como a criança já se comunica mesmo antes da fala, o professor deve deixá-la livre, mas motivando-a, fazendo com que ela use seu próprio vocabulário para favorecer seu desenvolvimento. O educador deve ser sensível para acompanhar a construção do conhecimento.

         Para Freinet são cinco as fases de aquisição da escrita:

  1. Grafismo simples;
  2. Grafismo diferenciado;
  3. Imitação da escrita;
  4. Utilização das letras e números com ou sem valor sonoro;
  5. Escrita alfabética.

Sendo que cada criança tem seu tempo para adquirir a escrita, não há uma idade certa e o educador não deve apressá-la e sim incentivá-la, trabalhando com o aperfeiçoamento do próprio texto e contextualização da gramática.

Freinet ensina que a criança é da mesma natureza do adulto, ou seja, não gostam de autoritarismos, nem de disciplina rígida, gostam de escolher seu próprio trabalho e saber seu objetivo, precisam ser motivadas, desejam ser bem sucedidas, aprendem por experiência, enfim, apresentam as mesmas características.

Com tudo isso, pode-se perceber, que Freinet analisou de forma crítica o autoritarismo da escola tradicional, que é baseado nas regras rígidas da organização do trabalho, no conteúdo determinado e defasado em relação à realidade social, sendo contrário à avaliação quantitativa e à imposição de castigos, porém, para ele, a ordem e disciplina devem existir, mas conseguida com o respeito mútuo entre professor e aluno. A atividade manual tem tanta importância quanto as intelectuais, a disciplina e a autoridade resultam do trabalho organizado. 

Freinet elabora toda uma pedagogia, com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação.

-Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc.  Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da linguagem, da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Essas técnicas são momentos de um processo de aprendizagem, que ao partir dos interesses da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação do conhecimento.

         Pode-se afirmar que sua importância se dá por ser um dos pedagogos contemporâneos que mais contribuições oferece àqueles que atualmente estão preocupados com a construção de uma escola ativa, dinâmica, historicamente inserida em um contexto social e cultural.

criança, educação, Freinet, pedagogia

quinta 29 abril 2010 23:09



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