A importância dos jogos na escola

Blog de organizandoideias :Organizando ideias, A importância dos jogos na escola

A experiência docente e a análise da literatura mostram que o uso de jogos na escola pode ser um recurso interessante no sentido de tornar atraentes as atividades escolares, bem como estimular o raciocínio dos alunos e é uma prática preventiva do ponto vista do psicopedagogo.

         Num sentido mais específico, por exemplo, uma intervenção psicopedagógica, refere-se a intervenção como uma referência que um educador poderá promover num ambiente de ensino aprendizagem.

        Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.

        Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes — enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório.

        Nos jogos de estratégia (busca de procedimentos para ganhar) parte-se da realização de exemplos práticos (e não da repetição de modelos de procedimentos criados por outros) que levam ao desenvolvimento de habilidades específicas para a resolução de problemas.

        O uso de jogos é importante para fomentar o desenvolvimento da habilidade de pensar matematicamente, que é, incontestavelmente, uma habilidade fundamental em nossa cultura. Ajudam também as crianças a desenvolverem a habilidade de trabalhar com os outros para alcançar um fim comum, de tomar decisões baseadas em plano de ação e de negociar suas concepções com as de seus colegas. Todas essas habilidades fazem parte do perfil de um cidadão feliz e ajudam a desenvolver a coordenação motora e a auto-estima.

criatividade, habilidades, jogos, raciocíno lógico

quarta 18 agosto 2010 17:37 , em Psicopedagogia



4 comentário(s)

  • Elias Júnior mailto Sex 26 Out 2012 20:25
    Muito bom, acredito na importância de uma forma lúdica para que ocorra a aprendizagem.
  • Elias Júnior mailto Sex 26 Out 2012 20:24
    Muito bom, acredito na importância de uma lúdica para que ocorra a aprendizagem.
  • organizandoideias Dom 17 Out 2010 01:04
    A formação de um educador como profissional fica muito além de sua experiência prática e seus conhecimentos fora dela.
  • psicologiadamente Sáb 16 Out 2010 15:08
    Gostei de suas ideias e gostaria de criar uma teoria fora da teoria, uma didatica fora da didatica é possivel pergunto ao mestre.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.83.82.191) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para organizandoideias

Precisa estar conectado para adicionar organizandoideias para os seus amigos

 
Criar um blog